Série acadêmica
O filme
O filme “A Ilha” mostra uma
sociedade composta por indivíduos que viviam isolados em um abrigo, mantidos
completamente controlados por um grupo de pessoas, sob os argumentos de que
eram os únicos sobreviventes de uma contaminação que se alastrou por todo o
planeta e de que um dia eles iriam para o único lugar terrestre, fora do
abrigo, que escapou do contágio, a ilha, um lugar paradisíaco.
Cena do filme “A Ilha” |
Todos almejavam um dia ir para a ilha, algo que só aconteceria se fossem sorteados. Esta possibilidade ajudava na motivação dos aprisionados.
Um dos sobreviventes, entretanto, começou a questionar aquele tipo de vida. Descobriu um inseto que chegou ao abrigo e não estava contaminado, além de conseguir manter contato com um dos funcionários que não morava com eles e não tinha contaminação. Em uma de suas escapadas dos ambientes permitidos do local, alcançou o hospital onde estavam alguns de seus colegas recém sorteados para irem à ilha, percebendo que eles eram sacrificados, depois de darem à luz ou de terem seus órgãos retirados para uso posterior.
Cena do filme “A Ilha” |
Relação com o
mito da caverna de platão
A relação do
filme com o mito da caverna se dá em muitos aspectos. O abrigo seria a caverna;
os clones, os homens algemados desde a infância; as regras rígidas, as algemas
e o fato de aqueles homens permanecerem sempre no mesmo lugar e não poderem olhar para os lados e para trás; o
estado de alienação – o trabalho, a sobrevivência da contaminação e o sorteio
para ir à ilha – corresponderia à ideia de que só existiam sombras e de que
elas caminhavam e emitiam sons.
Ilustração do Mito da Caverna |
O clone que ousou questionar e fugir, como o homem filósofo que deixou a caverna, conseguiu enxergar os objetos, o sol, a realidade. Saiu do mundo visível, das aparências, das ilusões, do sensível para o mundo da dedução, da razão, da descoberta dos porquês, do inteligível.
Apesar do insucesso do filósofo, que voltou à caverna para resgatar seus ex-colegas, sendo desacreditado e morto como o mito de Platão deixa subentendido, o clone retornou ao abrigo e obteve êxito na libertação de todos os ex-companheiros.
REFERÊNCIAS
TREDWELL-OWEN,
Caspian. Filme A Ilha. Direção: Michael Bay. Roteiro: Caspian Tredwell-Owen, Alex
Kurtzman, Roberto Orci. EUA, 2005.
PLATÃO. A República: Livro VII. Trad. Enrico
Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário